sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Eu não me vejo entre CARTA MAIOR e VEJA



Se o assunto for polêmico, as duas revistas se posicionam pelas pontas, exagerando na tentativa de fazer o gol a qualquer custo, desprezando o juiz e a arquibancada.

Se for o governo Dilma, VEJA só encontra crimes e CARTA MAIOR só encontra acertos. A Venezuela é um paraíso para CARTA MAIOR e um campo de concentração para VEJA.

Petrobras, Cuba, Bolsonaro, mst, agronegócio... É sempre uma posição extremada, destituída de qualquer tolerância, de qualquer raciocínio que enxergue algo bom ou algo ruim ao mesmo tempo.

É o Céu ou o Inferno, o dia ou a noite. Esse modelo pode até ser compreensível no período eleitoral, quando se exacerbam as opiniões e as posições. Mas, não cabe no cotidiano do Brasil.

Um país democrático se desenvolve com tolerância, uma ideia só vence de forma sustentável se não tratar a outra ideia como candidata a cadáver, se soube aproveitar pedaços do que se construiu de bom no outro lado do muro.

Esse modelo maniqueísta se transfere para políticos que precisam de luz para clarear a sua sombra. Marcos Feliciano ou Jean Wyllys, Maria do Rosário ou Bolsonaro. Só quatro exemplos. Cada um precisa de grito, de posição extremada, porque na convivência e nos respeito ao divergente, eles desaparecem, porque não são maiores do que a sua biografia.

Então, a plateia grita, joga flores ou ovos nos gladiadores, riem, destilam também ódio nas redes sociais. E o Brasil vai perdendo, olhando com medo para os lugares aonde esse modelo doente tornou-se morte, ataques suicidas, desespero.

E, cada vez mais, eu me convenço: quanto maior o grito, menor o argumento, quanto mais sofisticado o espetáculo, mais pálido o conteúdo

Eu prefiro o caminho do meio, como a corda do violão, que, se apertar demais, quebra, se afrouxar muito, não tem melodia.

Nenhum comentário: