terça-feira, 5 de março de 2013

 
A POLÍTICA PODE SER MAIOR
 
Ontem ocorreu um ato no gabinete do governador do Acre que, por sua simbologia, merece algumas mal traçadas linhas, comemorativas do retorno do blog Ecos Socialistas.
 
Desde a semana passada que eu dediquei tempo em construir uma agenda diferente, com o objetivo de ajudar na organização do Centenário de Tarauacá. Propus ao governador a agenda que, bem ao estilo de Tião Viana, abraçou sem ressalvas.
 
A idéia central era unir forças para que o Centenário de Tarauacá fosse inigualável, bonito e digno de sua história heróica.
 
Convidei o prefeito Rodrigo e o vice-prefeito Batista e os 11 vereadores de Tarauacá. Vieram 9, mais algumas lideranças indígenas e outros líderes tarauacaenses, como Luiz Meleiro e Janílson Leite.
 
Não convidei apenas os vereadores da Frente Popular, convidei todos, liderados pelo vereador-presidente Manoel Monteiro. Convidei ainda o deputado Walter Prado, eleito por Tarauacá.
 
Eu poderia ter deixado o Walter fora, porque isso é da tradição da política. Cada político trabalha de forma a nunca incluir outros políticos. Eu fiz diferente porque penso diferente.
 
Fiz questão de convidar o presidente da Assembleia Legislativa, Élson Santiago. Como sou vice-presidente da Aleac e a agenda era acerca de Tarauacá, eu poderia ter dispensado o presidente também dessa reunião. Mas, fiz oque acho correto: incluir, ampliar.
 
Sabe o que aconteceu? O presidente Élson acertou um apoio que pode variar de 50 a 100 mil reais para a festa histórica do Centenário de Tarauacá. Se eu tivesse feito a política tradicional, pequena, a nossa querida Tarauacá não teria esse apoio financeiro extra.
 
Que sirva de lição a quem olha tanto para o umbigo, que acaba só enxergando os próprios pés. E, na maioria das vezes, nem percebe que está caminhando para o abismo.
 
Convidamos ainda os reitores da Ufac e do Ifac e o deputado Sibá Machado. Na reunião ficaram acertados compromissos importantes para Tarauacá:
 
a)   Entrega do Campus do Ifac ainda no ano de 2013, devendo a licitação ocorrer até junho;
b)  O Ifac deverá doar à Ufac cerca de 5 ha para a construção do seu campus, uma emenda do deputado Sibá Machado;
c)   Em 2013 o Ifac oferecerá à Tarauacá dois cursos de nível superior (Física: 40 vagas e Agroecologia: 40 vagas) e ainda 150 a 200 vagas em cursos técnicos;
d)  A Ufac oferecerá aos tarauacaenses, em 2013, os cursos de Matemática; 50 vagas (presencial), Administração: 50 vagas (Ufam) e artes Visuais: 25 vagas (UnB).
e)   Por sugestão do vereador Marlindo Pinheiro, foi acertado um seminário com apoio do governo do Acre para discutir políticas públicas para a juventude rural;
f)    Sugerida por Mirabor Leite, os secretários do governo participarão de uma audiência pública em Tarauacá para tratar da produção agrícola e do meio ambiente.
g)  O governador destacou o secretário de Educação, Daniel zen, para acompanhar de forma rigorosa a reforma do Estádio Naborzão.
 
A Assembleia Legislativa, por indicação minha  e do Walter Prado, realizará sessão especial em Tarauacá, para homenagear as 100 famílias que mais contribuíram com a história do município nesse século de existência.
 
A Academia Acreana de Letras, por sugestão nossa, realizará sessão solene no Teatro José Potyguara.
 
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a histórica reunião, que demonstrou a maturidade dos políticos de Tarauacá.

Nenhum comentário: