segunda-feira, 23 de abril de 2012

LINDA AOS 99 ANOS



Escrever sobre Tarauacá é como amar uma mulher, atravessar um rio, descobrir segredos da mata virgem, vencer o medo. Tarauacá é uma cidade de povo resistente, acolhedor, festivo, combativo.

‘LINDA AOS 99 ANOS’ é um grito de esperança do povo de Tarauacá, sua eterna espera em dias melhores, suas lutas incansáveis, seus grupos de jovens, suas canções teimosas, seus sindicatos, suas utopias. ‘LINDA AOS 99 ANOS’ é um pedido para que o povo se organize e construa o seu próprio destino, que arme tendas para os homens bons, que adorne suas mulheres para o dia da festa, da chegada da primavera, de pão farto, de abrigo, de emprego, de vida digna.

Noventa e nove anos de travessia, de uma pequenina vila, sem telefone, sem aeroporto, sem escola, para uma média cidade acreana, repleta de homens e mulheres que decidiram não largar a luta pelo futuro e pela dignidade humana. Terra de homens e mulheres que orgulham seus filhos com as suas letras, as suas leis, as suas canções, os seus nomes fortes, que brilham aonde chegam e fazem questão de dizer: “eu sou de Tarauacá!”

Tarauacá impressiona quem chega, pela hospitalidade, o carinho do lugar, o jeito de cidade grande, européia, mas carregada de valores locais, raízes indígenas, seringueiras, caboclas.

Tarauacá é terra de mulher bonita, capazes de amar um homem como se amassem mil, mulheres belas, terrivelmente ciumentas, valentes, mulheres de orvalho, de chuva, de temporal, vulcão, mulheres de diamante.

Uma cidade que tem uma floresta que protege o seu coração, com rios e igarapés suntuosos, comoventes, silenciosos, cheia de entes mágicos, animais e borboletas, peixes, lagartas e raízes. Uma floresta, um sonho, uma mulher densa e verde, Caipora, instante mágico de chuva.

Aldeias indígenas, belas donzelas, anciãos, curumins, kaxinawás, katukinas, yawanawás, kampas, kulinas. Cidades de palha, cidades de paxiúba, cidades de milho, de amendoim, cidades de peixe, kupixawa, caiçuma, mariri.

Hoje eu só quero falar de Tarauacá, falar das coisas do interior, de suas alegrias e de suas frustrações. Nossas mulheres são belas como uma madrugada de janeiro, uma tarde de maio, uma manhã de agosto, os homens são românticos, descontrolados, às vezes, possessivos, querendo fazer de sua amada um campo de cultivo medieval. A hospitalidade desconcerta, acolhe, faz da chegada uma bênção e da despedida uma dor.

Uma cidade que vai completar cem anos, capaz de vencer os imensos desafios de incluir as maiorias na produção, na economia sustentável, na saúde de qualidade e na educação para todos. Um sonho de lutadores como Amin Kontar, que deixaram o legado de esperança e fé na humanidade que reparte, que cuida dos seus, que ama com intensidade, que acalenta utopias desde o tempo das grandes provações.

Tarauacá, da mulher bonita e do abacaxi grande, terra de dois rios, valente, afável, bela. Que esses 99 anos sirvam para aproximar corações e construir fraternidade e que nenhuma criança durma nas ruas, que nenhum mendigo deixe de ter pão e abrigo, que nenhuma mulher seja agredida no seu corpo e na sua honra, que nenhum idoso fique sem um abraço e que nenhuma dor fica sem um alívio.

Parabéns, Tarauacá!

5 comentários:

Unknown disse...

Uma das maiores virtudes é o reconhecimento e a gratidão. Parabéns Deputado Moisés por sempre enaltecer a cidade que te acolheu tão bem! São poucos os que reconhecem e valorizam.
Fátima

Unknown disse...

Uma das maiores virtudes é o reconhecimento e a gratidão. Parabéns Deputado Moisés por sempre enaltecer a cidade que te acolheu tão bem! São poucos os que reconhecem e valorizam.
Fátima

Jamisson Neri disse...

Moisés! Parabéns pela iniciativa de homenagear várias pessoas nos 99 anos de Tarauacá.
Um abraço camarada de Jamisson Neri!

Rayana Mirele disse...

Olá! Se possível gostaria que vc seguisse meu blog novamente, pois aconteceu um problema e tive que excluir tudo, agora estou começando a postar novamente.
Já sou seguidora do seu.
Abraços.

Rayana Mirele disse...

Olá! Se possível gostaria que vc seguisse meu blog novamente, pois aconteceu um problema e tive que excluir tudo, agora estou começando a postar novamente.
Já sou seguidora do seu.
Abraços.