sábado, 23 de julho de 2011

O SANTO DE DEUS


Indo para a aldeia, encontrei o deputado  Moisés Diniz na comunidade São Vicente, onde costumamos deixar o  carro e subir o Rio Gregório. Na pressa para pegar o vôo da Gol para Cruzeiro do Sul, tinha me esquecido de levar um livro para o tempo passar mais rápido durante as horas 8 horas de barco subindo o Rio Gregório. Atualmente estou lendo Angels & Demons de Dan Brown, minha curiosidade para ler esta ficção por que me encanta saber um pouco mais do que existe por trás das batinas dos padres e da igreja católica.
Por coincidência ou não, ao encontrar o Moisés ele trazia na mão, o livro O Santo de Deus, que eu acabara de ler nos jornais locais, o lançamento do mesmo na Feira de Livros que acontecia em Rio Branco. Estava curioso para ver o livro, pois tinha lido que ele narrava no livro, a história do Totó e um bando de loucos fanático crentes que fizeram uma carnificina no alto Tauari usando o nome de Deus.
Eu estava em São Vicente, quando os loucos foram presos e levados a Tarauacá na época do acontecimento. São Vicente fica bem próximo do Tauari onde aconteceram os fatos.  Essa história foi verídica e todos sabem disso na redondeza.
Ao encontrar o Moisés disse a ele, que tinha acabado de se juntar a fome com a vontade de comer. Pois estava mesmo sentindo a falta de um livro para ler e tinha ainda mais curiosidade para conhecer este livro em particular, por se tratar de uma história local. Fui agraciado pelo Moisés com o livro, então segui meu caminho rio acima rumo às aldeias Yawanawás e Moisés retornou para Rio Branco.
Por coincidência ou não, estava lendo um livro de ficção ligado a igreja católica e os  tabus guardados a sete chaves pelo Vaticano, mas, bem distante de nossa realidade, mais que, no eixo da história não deixa de ser fanatismo. Angels & Demons agora está em cartaz numa produção cinematográfica, trazendo nada mais nada menos que Tom Hanks, o mesmo que interpreta no filme O Código Da Vinci.
Sobrenatural mesmo, foi o efeito que saiu na foto, uns reflexos de luzes na foto que pedi para meu sobrinho Shuku de 8 anos tirar. Fiquei assustado, ao ver o reflexo que deu na câmera ao tirar a foto do livro em minhas mãos. Bom, deixo as mentes imaginárias pensar que foi algo divino.

Recomendo a todos lerem o livro de O Santo de Deus, muito bom. Parabéns ao Moisés Diniz por trazer ao público esta obra prima.
Joaquim Tashka Peshaho Yawanawa 


Nenhum comentário: