segunda-feira, 25 de julho de 2011

Inspiração Literária na Minha Juventude


Tarauacá é terra de José Potiguara, J. G. de Araújo Jorge, Djalma da Cunha Batista e Leandro Tocantins (que a fizeram sua), José Higino, Luiza Lessa, Álvaro Sobralino, Margarete Edul Prado (nascida em São Paulo, mas criada desde criança em Tarauacá), Núbia Wanderley, Professor Freitas, Sanderson Moura...
Na Academia Acreana de Letras estão Luiza Lessa, Margarete Edul Prado, Álvaro Sobralino e Moisés Diniz (que tem o umbigo em Cruzeiro do Sul e a alma em Tarauacá).
No Dia do Escritor, minha homenagem a Núbia Wanderley que, desde a minha juventude na igreja, foi um símbolo de resistência das letras. A professora Núbia foi a nossa inspiração, para jovens da década de oitenta em Tarauacá, que precisavam optar entre a morte dos sonhos juvenis e a esperança em dias melhores, mais limpos, mais iluminados.
Minha eterna gratidão, professora Núbia, pelo seu exemplo de vida, pela sua eterna alegria, pelas suas letras, pela sua poesia.
Gostaria, ainda, de registrar o gigantesco esforço de seu genro, o carioca que virou tarauacaense, Reginaldo Palazzo, em resgatar a história da Terra do Abacaxi. Palazzo ocupa-se mais com os tesouros do passado de nossa cidade do que muitos tarauacaenses.
Palazzo merece todo o apoio para organizar e guardar os seus preciosos achados. Neste ano de 2011, apesar do atraso, colocarei uma emenda parlamentar com o objetivo de ajudar no resgate da história de Tarauacá.
Parabéns aos homens e mulheres das letras!



Nenhum comentário: