sábado, 1 de janeiro de 2011

BINHO MARQUES

Eu ia ler esta pequena homenagem ao governador Binho Marques, ontem, 31 de janeiro de 2010, às 11 horas da noite, na inauguração do Mercado dos Colonos.
Foi impossível. O som alto quase não permitiu que a gente ouvisse a despedida do Governador. Publico aqui o que escrevi.


Binho,
Aqui no mercado dos colonos você inaugura sua última obra, deixando dezenas de quilômetros de asfalto e grandes pontes, escolas e um moderno pronto-socorro para serem entregues pelo Tião.
As tuas obras foram construídas sem licitação dirigida, sem superfaturamento, com honestidade e todas são belas obras. Você fez questão de deixar claro que a coisa pública tem que ser pública mesmo, tem que ter eficiência técnica, tem que ser bela.
Você deixa equipes móveis de saúde para atender todos os grandes rios do Acre, obras que ninguém vê, mas que salvam vidas, junto com o moderno Hospital das Clínicas, cartões postais, como a quarta ponte e o Arena do Juruá.
Você nos deixa de legado, cartões postais que protegem a vida do povo acreano, de nossas crianças e de nossos idosos, que produzem a alegria nos estádios e nos parques nas regiões pobres da capital.
Você nos deixa o legado da simplicidade do homem público, do estadista que governa para todos, sem proteções a grupos e até a partidos, você protegeu a todos. Você nos deixa o legado da leveza.
Você fez o bem sem olhar a quem, talvez isso explique alguns fenômenos. Isso eu preciso te dizer: acho que você está à frente do nosso tempo, capaz de governar sem véus, aberto, desprendido, como se o Acre fosse uma família e você fosse o pai.
Você encerra um ciclo na política do Acre e deixa marcas indeléveis. Você foi capaz de apaziguar, nunca de dividir. Você trouxe um jeito novo de fazer política. O jeito leve, simples, de desprendimento.
Binho, talvez parte de nossa gente não tenha percebido o quanto você colocava afeição nos teus atos governamentais, o quanto você se esforçava para devolver ao povo o poder.
O que mais se ressalta é que você sai amado pelo povo, sem ressentimentos, sem divisão. Você deixa a Frente Popular unida, com os seus principais líderes compreendendo que vamos iniciar um novo tempo, o tempo de novas utopias. Eu iria com você para qualquer partido, porque você nos ensinou que o maior partido do Acre é a Frente Popular.
Todos nós vamos sentir a tua falta. Daqui a pouco o Palácio Rio Branco será entregue a outro irmão, a outro amigo, com novo jeito, novo estilo, mas com o barco nas mesmas águas, a vontade de fazer do Acre um bom lugar para se viver, o melhor lugar, o mais bonito, o mais justo, o mais romântico, o mais audaz, nesse chão amazônico.
Binho, você não só fez um Acre melhor, mais justo, mais tolerante, mais desenvolvido, mais democrático. Você nos fez melhores.

Até mais ver, meu amigo!

Nenhum comentário: