segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

AMOR ETERNO

Em memória de Raimundo Luis Tuin Kuru Yawanawa
(1929 - 2010)

Meu Pai,

Hoje acordaste para a eternidade e dormiste para o descanso aqui deste mundo.
Minhas melhores lembranças juntos, vêm de infância, quando a gente costumava caminhar pela floresta, abrindo caminhos, pescando nos pequenos igarapés e caçando na mata adentro.
Me lembro você a frente, e eu junto com meus irmãos te seguindo, ouvindo você cantar e assobiar as canções que te faziam lembrar de nossos antepassados.
Adorava seus assobios cortando o silêncio da mata. Vou continuar seguindo seus passos, vou continuar ouvindo seus conselhos e ensinamentos. Cedo ou mais tarde estaremos juntos
Descanse em paz, meu pai.
Que o criador, que criou esse nãiwã raká, te dê um descanso merecido. O Pupuwã, que fica sentado bem na porta da estrada dos espíritos, anuncie a sua chegada com buzinas.
Que todos venham ao seu encontro, te segurem pelo braço e te levem até a aldeia sagrada para encontrar com nossos antepassados. Senta-te e assuma seu posto que foi preparado para ti.
Peço a Lua, que ilumine a escuridão na sua atravessia entre os dois mundos, mostre o caminho de onde viemos e para onde todos iremos.
Peço ao Sol que sempre brilhou entre as matas, que sempre encheu o seu coração de esperança, mostre a estrada dos espíritos e leve meu pai para a aldeia dos antigos.
Peço que as estrelas guiem seus passos, aquelas estrelas que sempre estiveram contigo nas noites enluaradas pela floresta afora.
Peço que a floresta, te receba de volta, de onde viemos.
Cumpriste sua missão aqui na terra. Cumpriste como pai, como homem de família, como um pensador, como um visionário, cumo um grande sábio chefe Yawanawa.
O seu legado ficará para sempre com a gente.
A vida foi muito generosa com contigo. Com o andar do tempo, a vida correu, a vida segue e não espera, assim como ela é.
Com amor eterno, de seu filho,
Joaquim Tashka Peshaho Yawanawa


Nenhum comentário: