segunda-feira, 1 de março de 2010

ORLANDO ZAPATA



No dia 23 de fevereiro de 2010 faleceu em Cuba o dissidente Orlando Zapata Tamayo, depois de uma greve de fome de 85 dias. A imprensa do Brasil diz uma coisa e o governo de Cuba diz outra.

ECOS SOCIALISTAS selecionou dois instigantes artigos sobre o tema, cada um com a sua argumentação.

Leia O Problema dos Direitos Humanos em Cuba, de Carlos Alberto Lungarzo, que faz uma abordagem histórica dos desvios originais da Revolução Cubana e Para quem é útil a morte do preso cubano, de Enrique Ubieta, que traz informações que a mídia brasileira esconde.

Os dois artigos trazem argumentações muito fortes que, divergentes, ajudam a gente a construir uma opinião mais isenta e mais próxima da verdade.

2 comentários:

Valterlucio disse...

Deputado.
Poia sendo assim, qual a sua opinião?

MOISÉS DINIZ disse...

Caro Valterlúcio,

Eu estou escrevendo um ensaio sobre esse terrível episódio. Não dá para opinar de qualquer jeito.

Não fico com a opinião estática e reducionista de apoio ao regime de Cuba, porque acho que uma morte como essa deve trazer ensinamentos.

Por outro lado, o estúpido bloqueio econômico à Cuba me dá o direito de não aplaudir as opiniões da maioria da imprensa brasileira.

Os direitos humanos que eles querem pra Cuba, eles não permitem aplicar aqui, para os sem-teto, os negros, os sem-terra, os índios, os ciganos, os moradores de rua, as prostitutas, os pobres do Brasil.

Esse debate é muito perverso, porque a mídia prefere fazê-lo sem purgatório, ou é céu ou é inferno. Não cabe dialogar sobre os dois lados, apenas condenar um ou outro. O que é um grave equívoco e uma perversão da verdade.

Abraços,

Moisés Diniz