quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Seres humanos com poder de servir

Ten Cel Margareth: uma mulher no comando, temos novos.

Durante dois dias, das 8 às 18 horas, participei de um curso sobre gestão e estratégia com Oscar Motomura, da Amana-Key.

Amanhã cedo embarco para Jordão, para participar da procissão, no encerramento do novenário de São Sebastião. Serão quatro horas de vôo para ir e voltar, sobre a floresta profunda e seus entes mágicos.

Nesses dois dias o secretariado de Tião Viana e alguns convidados fomos atingidos por mísseis carregados de idéias revolucionárias de como cuidar da coisa pública de um jeito novo, com humildade, paciência e eficiência.

No lugar de ogivas, técnicas naturais de como atingir a excelência com poucos recursos, de como maximizar a importância do povo nos procedimentos de governo, o que fazer para fugir da arrogância e como aproximar-se da simplicidade.

Coronéis da Polícia Militar, advogados e professores, homens e mulheres extasiados com o ensinamento daquele filho de imigrantes japoneses. Lições simples, mas que a gente não percebia no nosso cotidiano.

É possível governar perto do povo, é possível reduzir a auto-suficiência e buscar na população a sabedoria e as respostas para os problemas mais complicados.

Dois dias que ajudarão o governo de Tião Viana a se constituir na referência de um novo tempo, capaz de rever velhos procedimentos políticos, de oxigenar os espaços de poder e de reanimar uma militância que andava cansada e distanciada de suas belas utopias.

Não somos gente superior, somos seres humanos com poder de servir.





2 comentários:

Unknown disse...

Camarada Moisés!

Gostaria de compartilhar alguns acervos da Amana Key com você e caso seja possível, acessar o acervo da sua formação recente socializada no blog!

Meu objetivo é ampliar minhas possibilidades pedagógicas em educação profissional e tecnológica e cenários futuros.

Saudações socialistas,

Professor Dinho da Silva

Coordenador do Curso em Serviços Públicos e-Tec Brasil - Acre e Vendedor de Sonhos.

dinho.acre@hotmail.com

Unknown disse...

Caro Dep. Moisés Diniz,

Fico feliz em saber que a atual equipe de gestores públicos do governo do Acre, tiveram oportunidade de uma formação na Amana Key, ampliando sua visão e consolidando ações futuras para humanização dos serviços públicos.

Tenho um acervo da Amana Key e gostaria de compartilhar com você, já que tens um acervo fresquinho da formação socializada aqui em seu blog com a minha rede.

Forte abraço,

Prof Dinho da Silva
Coordenador do curso e-Tec Brasil/Instituto Dom Moacyr em Serviços Públicos e Vendedor de Sonhos.