segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESPERAR NÃO É PERDOAR


Dentre os blogueiros acreanos que respeito, independente da posição política, há dois que eu gostaria de destacar hoje, elogiando-os, mas solicitando-lhes o meu direito de divergir.

Valterlúcio Campelo publica o texto A MULHER DE CÉSAR e Acreucho posta MÁRCIO, "VOCÊ", NÃO PODERIA! Os dois textos, de blogueiros oposicionistas, questionam a postura de Márcio Bittar acerca de uma susposta nomeação de sua esposa pelo Governo do Amazonas.

Valterlúcio Campelo escreve como alguém que compartilhou da intimidade política de Márcio Bittar e Acreucho escreve como um militante decepcionado, pautado por sua radical visão ética da política.

Respeito as duas opiniões e as reverencio pela coerência. Mas, acho que Márcio Bittar deve ter tempo para esclarecer essa situação, porque o julgamento apressado já mandou pra fogueira pessoas de boa índole.

No mais, quanto mais as pessoas se destacam, mais aumenta a cobrança. E, quando a denúncia vem contra um líder da oposição, a gente precisa entender que eles ficam sempre em posição mais frágil, menos defensável.

Aos líderes da oposição é exigida a mesma gradação ética, apesar deles terem maior dificuldade de fazer política e até de sobreviver. Não estou aqui afirmando que deva haver éticas diferenciadas na política.

Estou falando da fragilidade dos líderes oposicionistas, inclusive quando o assunto é imprensa. Eu sempre tenho dito que os líderes oposicionistas guerreiam no sol e a chuva para eles é sempre mais ácida.

Por isso que eu vou aguardar mais um tempo e ouvir as explicações do Márcio Bittar, talvez a sua ação tenha mais a ver com pecado do que com crime. Vamos aguardar.

Esperar não é crime!

2 comentários:

Valterlucio disse...

Caro Moisés.
Compreendo a sua linha "inocente até que se prove a culpa". É justo. Mas como voce mesmo disse, privei da intimidade politica do Marcio Bittar, portanto, sei bem o que digo e escrevo.
Quanto a ser blogueiro oposicionista, talvez seja melhor objetivar indicando a que me oponho.
Dado que não sou politico nem militante nem sequer filiado a qualquer partido, a minha oposição só pode ser às idéias. De fato me oponho desde o nascedouro à idéia de que o Acre poderia crescer e se desenvolver, gerar emprego e oportunidades, a partir de atividades de baixo dinamismo como as que fazem parte do portfólio do neoextrativismo, florestania e outras invenções do gênero. O tempo e os indicadores, aliás, já demonstraram que como economista rural estive certo.
Acredito e espero que o governador Tião Viana possa efetivamente recalibrar o modelo e levar o Acre a realizar a sua potencialidade.
Abço respeitoso
Valterlucio

Acreucho disse...

Amigo Moisés
Minha saudosa mãe costumava dizer que "cinza não existia", ou era preto ou branco. Aceito a alcunha de ético radical, se nossos políticos fossem assim, radicalmente éticos, nosso Acre seria muito melhor. Claro que Márcio Bittar deve ter uma explicação para o fato, só espero que convença seus eleitores, entre os quais me incluo. Como admirador do Márcio, espero com sinceridade que ele dirima qualquer dúvida que possa pairar sobre este assunto, deixando assim tranquilos aqueles que o admiram.
Um abraço e obrigado por ler meu blog!