sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Com a vida não se brinca


"Na cidade de Andradina, no Mato Grosso do Sul, estão sendo feitas experiências, diga-se de passagem com sucesso, com o plantio de uma planta, Crotalaria Juncea, uma leguminosa de fácil cultivo, que floresce em até 60 dias após germinada e pode ser utilizada como uma das formas de combate ao mosquito da Dengue.

Por natureza, a flor desta planta é atrativo para libélulas que, por sua vez, se alimentam de insetos e larvas como os da dengue e, se plantada em lugares estratégicos, como praças, córregos, jardins, podem colaborar no combate à proliferação do Aedes Aegipt".

Esse texto está no BLOG DO ACREUCHO.

Achei interessante e fui ao Google e telefonei para alguns amigos meus com experiência na área da botânica. Todos foram unânimes em afirmar a eficácia inovadoura da Crotalaria Juncea.

Sugeri ao Dr. Evandro Ferreira*, do Departamento de Botânica da UFAC que realizasse uma pesquisa sobre o assunto para que pudéssemos produzir uma informação mais científica.

* Pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da UFAC. Mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG).

Telefonei ainda ao Diretor do Depto de Endemias da SEMSA de Rio Branco, Dr. Jenílson Leite, e sugeri que se informasse sobre o assunto e se acercasse de especialistas para uma tomada de posição.

Dependendo dos resultados da pesquisa, inclusive aferindo os gráficos de Andradina sobre redução da Dengue, organizaremos um Grupo de Trabalho para tratar do assunto. O que não invalida o trabalho formal de combate à Dengue.

Idéias inovadoras, de baixo custo e de bom poder resolutivo devem ser abraçadas pelo poder público e controladas pela sociedade.







Nenhum comentário: