terça-feira, 15 de junho de 2010

Morrendo pela direita



O poeta Ferreira Gullar, depois de receber o Prêmio Camões,  passou a ofender o Presidente da República, chamando-o de farsante.

Trabalhando junto à Secretaria de Cultura de São Paulo, que financia a divulgação de seu novo livro, Ferreira Gullar declarou voto em José Serra...

O renomado poeta fez ataques grosseiros ao marxismo e à luta dos povos.

Ferreira Gullar conseguiu que a sua poesia ficasse pesada como o chumbo dos tanques que matam palestinos, afegãos e iraquianos.

Pobre Ferreira Gullar! Não conseguiu chegar aos 80 anos sem ódio, a marca dos poetas e de todos aqueles que escrevem para todos os corações.

Apesar de sua má vontade com a esquerda e das suas grosserias em prosa, deixo aqui um endereço para as melhores poesias de Ferreira Gullar.

3 comentários:

Editor disse...

Vc exagerou feio com o poeta. Ninguém precisa ser tratado assim só pq resolveu apoiar esse ou aquele candidato, como se qualquer envolvimento na política significasse negação ou afirmação de algo. Liberdade, apenas liberdade.

Terra Náuas disse...

No meu tempo de faculdade, na década neoliberal de 90, os piores profesores que podíamos encontrar pela frente eram os ex-socialistas desta geração. Frustrados e desacreditados, aderiram à propaganda neoliberal e somente isso é que conseguiam transmitir aos estudantes e com muitos argumentos.Felizmente, a partir do ano 2000, o cenário começou a mudar novamente e permitiu uma reflexão mais crítica sobre o que foi chamado "fim do socialismo". Nosso nobre poeta poderia buscar inspiração revolucionária em outros lugares, ao invés de se render ao neoliberalismo à paulista do PSDB.

Edinei Muniz disse...

Jose Serra e Ferreira Gullar, além de parceiros na UNE nos anos 60, estiveram juntos no exílio no Chile. Gullar morou no mesmo apartamento ocupado por Serra. São amigos.

Da entrevista do Gullar, meu preferido, depois de Fernando Pessoa, destaco apenas o trecho abaixo:

¨O principal problema do Lula é ele não reconhecer o que ele deve aos governos anteriores. Tudo dele é “Nunca na história deste país…”. Ele se faz dono de tudo o que ele combateu¨.