terça-feira, 4 de maio de 2010

Rascunho do dia passado a limpo


Hoje foi um dia horrível. Cada vez mais me convenço que eu estou no lugar errado. Acho que a disputa política não pode ser desleal, não pode ser covarde ou dominada pelo desrespeito.

O meu papel de líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre foi e sempre será pautado pela ética e pelo respeito ao contraditório. Eu nunca agrido os adversários ou desprezo o papel da oposição.

Mas, aqui e acolá, um ou outro parlamentar que se confronta com o governo que defendo, como se olhasse no espelho, agride as minhas posições, de forma desrespeitosa e desleal.

Quem age assim não percebe que deixa marcas ruins, rastros e sentimentos que fragilizam a democracia, porque esta é fruto do respeito ao contraditório. A civilidade é irmã gêmea da democracia.

Opor-se não significa humilhar, espezinhar, afrontar, irritar o adversário.

Hoje não foi um dia bom, porque o meu jeito de fazer política foi derrotado. Hoje a ética e o respeito ao contraditório foram jogados na sarjeta.

Agora quem quiser já sabe como me derrotar: é só me levar para o ringue da agressão pessoal, do teatral e do jogo desleal. Nesse ringue eu não ganho uma.

Um a zero para a política pequena, desleal!







10 comentários:

Iracema forte Caingang disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mac disse...

Parabens deputado. Não gosto da maneira que o governo que vc defende cuida do Estado. Mas levar a a política pro nivel pequeno só é possivel fazer ainda piores administradores.
O papel dos parlamentares hj em nossa política é quase nulo, mas a culpa e de vcs mesmo que se rendem ao executivo que passa TUDO na casa do povo como se fosse a dele. Quando vejo esse tipo de política executada, quase me convenço que ele tem razão.

Anônimo disse...

Eu não concordo com muitas das suas opiniões, mas reconheço que o senhor age sempre a partir da ética com os seus pares.

Um texto sincero

Anônimo disse...

camarada isso não é nenhuma derrota, pois esse tipo de ring foi feito para os sem ética. o q vc faz pelo pela democracia é de uma magnitude q os sem ética jamais saberão o sigficado.continui travando os bons combates. parabéns!!! prof.Edivan(tarauacá)

BLOG DO CARIOCA disse...

Acho que o parlamento acreano tem uma de suas piores legislaturas quando o assunto é debate. Realmente o nível da oposição, é baixo e deixa muito a desejar.

Na turma de opositores, apenas o Calixto cumpre tecnicamente o seu papel.

conectado disse...

Tenho sempre feito elogios a sua postura e ao jeito de enfrentar as adversidades e adversários. Coisa que não se ver no governo que defende.
A transparência e a verdade com que expressa e desabafa sentimentos sobre coisas condenáveis de nossa política demonstram a mesma impotência pelas quais passam aqueles que são oprimidos e massacrados pelo rolo compressor do governo do PT.
Lonje de desejar que essas coisas aconteçam, pelo contrário, mas seria interessante que, não você, mas a equipe truculenta do governo passasse por experiências do gênero (se tornar impotente diante de perseguições e injustiças), para não reproduzi-las com pessoas indefesas.
Que Deus lhe reabasteça de força e ânimo.

Anônimo disse...

Bom. E quando vocês faziam a mesma coisa quando eram da oposição? Esse tipo de coisa só é permitido à vocês e não aos outros?

Antonio Franciney disse...

Ligue não, Moisés, ligue não... o meu pai (que você conhece) e é um homem que estudou "bem pouquinho" é autor de uma frase que pode representar bem o momento de desespero dessa matilha que ataca o governo vive. Diz ele: "A dor ensina a gemer..." Deixe eles, levante a cabeça e espere.
Um abraço.

Acreucho disse...

Meu caro Moisés, acho que um dos piores cargos que existem é o de "líder do governo". A pessoa se vê obrigada a defender muitas vezes, por força do compromisso, coisas com as quais discorda. Tenho certeza que você, já teve que fazer isso. Mesmo discordando defendeu porque era o seu papel. Só não entendo como uma pessoa decente como você se presta a isto. Muitas vezes já me perguntei isso. Claro que o papel da oposição é se contrapor a você, reconheço que algumas vezes eles têm se excedido, mas, voce há de convir comigo que esse governo está "totalmente desgovernado". Há assuntos que são inexplicáveis e indefensáveis e voce tem posto sua mão na chapa quente e tem se queimado. Não sei se voce leu ontem no meu blog, um artigo que coloquei sobre a Estrada da Sobral, se não leu, leia, não existe como explicar aquilo, nem como justificar, nem como defender um desperdício daqueles. Um abraço
PS: Se voce tiver uma boa explicação coloque...

Zaca Coolt disse...

Caro Deputado ultimo PCBão que pegou corda do pt em defende los trocaram ele pelo Cabide e a verdadeira sabedoria está no meio do povo se liga Camarada.
Zaca Coolt