sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vale pra todo mundo



O engenheiro Valterlúcio Campelo publicou, em seu blog, um texto que é um primor, sobre a atuação de sindicatos, especialmente em época de eleição.

O texto, bem escrito e com boa defesa do estado de direito, serve pra todo mundo, tanto de sindicatos de servidores federais como de sindicalistas que combatem ou afagam governos estaduais.

Essencialmente, esses sindicatos gravitam em torno de administrações do PT, do PSDB, do PMDB e de mais um ou dois partidos menores.

Gostaria de, se me for permitido, incluir os sindicatos que lutam contra os patrões do capital, empresários da indústria, do comércio, dos serviços e, especialmente, os poderosos empresários rurais.

Incluir ainda, como terrível novidade da globalização econômica, os sindicatos que quase não têm contra quem lutar, porque os seus patrões vivem no além-mar (especialmente na Espanha e EUA), deixando aqui seus executivos, sem nenhum poder de decisão.

Aqui, além dos salários aviltantes, muito mais do que no serviço público, há ainda condições de trabalho degradantes, aqui e acolá há trabalho escravo e o lucro capitalista nunca é distribuído entre aqueles que trabalham.




Nenhum comentário: