sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

APANHANDO DENTRO DE CASA


Diretor do hospital de Tarauacá em entrevista ao Blog do Accioly

O hospital de Tarauacá tem problemas antigos e que serão superados com a inauguração, agora no primeiro semestre de 2010, do novo e moderno Hospital Regional de Tarauacá.

O Hospital Regional de Tarauacá absorverá dezenas de novos profissionais, acolherá novos e modernos equipamentos, que já se encontram (quase todos) em Tarauacá e atenderá ainda os habitantes de Feijó e Jordão, nos casos de complexidade média.

Apesar das dificuldades de atuar no prédio defasado do antigo hospital, o governo Binho Marques agiu no sentido de descentralizar as ações na saúde, golpeando a burocracia.

Somente no ano passado (2009) a Secretaria de Estado de Saúde repassou 45 milhões de reais para os hospitais, que administram diretamente esses recursos com os Conselhos Populares de Saúde.

Essa foi a grande conquista. O diretor do hospital tem os recursos necessários para aquisição do que é básico, acabando com a dependência da capital e com a burocracia que matava inocentes.

Tarauacá terá o terceiro melhor hospital do Acre, com equipamentos modernos e profissionais ganhando salários superiores a Rio Branco, que foi a forma que encontramos de incentivar a ida de médicos para o interior.

Todavia, o Hospital Regional de Tarauacá não dará conta do recado se os postos de saúde da prefeitura não funcionarem. Por isso, o governador Binho Marques assinou acordo de cooperação financeira e técnica com a prefeitura de Tarauacá, para ajudar na saúde básica (postos de saúde municipais e saúde da família).

O governo Binho Marques está na fase final de montagem de três equipes médicas que atuarão permanentemente nos rios Tarauacá, Murú e Liberdade, em parceria com a prefeitura.

É que a nossa visão sobre saúde pública ultrapassa as barreiras partidárias e nós acabamos com a pouca vergonha de deputado ficar indicando chefe de hospital. Vocês lembram do tempo do Chico Sombra e do Manoel Machado?

Nosso papel agora é garantir os recursos e as condições para os gestores trabalharem. A sociedade ajuda, dialoga, sugere, cobra e fiscaliza. Aprovamos agora em dezembro de 2009 uma lei que cria regras para o cargo de Diretor de Hospital.

Agora o diretor do hospital fará concurso público (prova de conhecimentos) e o Secretário de Saúde nomeará um dos três com melhor classificação, para um mandato de quatro anos.

O povo de Tarauacá sabe do esforço que está sendo feito para construir novos hospitais e dotá-los de condições dignas de atendimento.

Nenhum comentário: