domingo, 21 de fevereiro de 2010

AMIN KONTAR


Túmulo de Amin Kontar, o Santo dos inocentes perseguidos

Em homenagem a Rui Peres, um homem que sempre foi intransigente com as suas convicções, publico um texto do advogado tarauacaense Sanderson Moura sobre Amin Kontar.

Conheci a história de Amin Kontar quando eu era vice-prefeito de Tarauacá e coordenava uma ação de limpeza do cemitério São João Batista.

Estranhei que um dos túmulos mais bonitos e suntuosos estivesse erguido nos fundos do cemitério e ainda a quantidade de vela derretida, indicando grande peregrinação àquele jazigo.

Os túmulos dos poderosos, portanto, os mais suntuosos, sempre foram erguidos na área nobre dos cemitérios. É que, até na hora da morte, os poderosos têm as suas regalias.

Comecei a pesquisar e descobri a sua história. Tanto Sanderson Moura quanto eu estamos escrevendo a história de Amin Kontar. Só não sei quem publicará primeiro.

4 comentários:

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Moisés.

Podemos juntar o que temos, e lançarmos o livro juntos, fazendo um belo evento em Tarauacá.

Do amigo Sanderson moura

MOISÉS DINIZ disse...

Caro Sanderson,

A idéia é muito boa. Se você topar, vamos fazer isso em 2011. A gente terá mais tempo e não misturamos com a eleição.

Vamos combinar uma ida nossa a Tarauacá. Nós já encontramos o Atestado de Óbito de Amin Kontar.

Lá diz que ele se suicidou. Dá para acreditar? Acho que você, como advogado criminalista, vai ajudar muito em desmontar essa farsa histórica.

Um abraço,

Moisés Diniz

Sanderson Silva de Moura disse...

Quando sofria as mais cruéis torturas ele dizia: "Não foi eu e não sei quem foi".

Um homem desta têmpera não se suicida.

Aliás, que bom que você encontrou este atestado, ele por si só demonstra o que o poder mal exercido poder fazer com o cidadão.

Quanto a ida a Tarauacá acho uma boa idéia, vamos combinar.

Não misturar o assunto com política é uma decisão madura, responsável. Daqui para 2011 podemos realizar algumas palestras, que poderão fazer, depois de transcritas, partes do livro.

Você, como manuseia bem a palavra falada e escrita, tem paixão pelo que diz e escreve, e é um político de respeito é o melhor aliado para esta jornada, e essa aliança boa pode se estender a todo o povo de Tarauacá, no resgate histórico, mas também poético do nosso passado, que estar tão presente.

Escrevi hoje um texto, veio como uma inspiração quando li seu o seu texto.


Sanderson

Valterlucio disse...

Deputado
Que tal criar um formspring para que seus eleitores atuais e potenciais possam lhe fazer perguntas?