segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AQUELE RIO É MEU




Um camponês pescava num rio amazônico. Conseguiu pescar dois pequenos surubins. Depositou os peixes no sacutelo e seguiu para a sua humilde morada no meio da floresta. Quando caminhava pelo varadouro foi parado pelo fazendeiro dono daquele latifúndio.

- "Onde você pescou esses peixes?", perguntou o fazendeiro.

- "Naquele rio ali atrás", respondeu o camponês.

- "Então pode deixar os peixes aí mesmo”, disse o fazendeiro.

- Por que eu tenho que entregar os peixes que pesquei?”, questionou o camponês.

- Porque aquele rio é meu", respondeu o fazendeiro.

Quem vive no interior da Amazônia, mesmo neste século da sofisticada tecnologia e da avançada comunicação, sabe que cenas como essas são cotidianas e representam as bordas envergonhadas do modo de produção capitalista.

“Aquele rio é meu” significa a propriedade como causa e efeito da vida, como símbolo da maneira estúpida que parte substancial da humanidade escolheu para viver.

“Aquele rio é meu” significa a propriedade acima da vida, da religião, da família, dos laços de amizade, acima dos próprios bens naturais do planeta que geram a riqueza, a propriedade.

O capitalismo é tão estúpido que está destruindo as suas fontes naturais, os seus próprios insumos. Apodrece a água que alimenta o mundo e o ilumina de forma limpa, destrói todas as plantas que encontra pelo caminho, da erva pequenina às frondosas palmeiras, aniquila os animais na floresta, os insetos, as larvas.

“Aquele rio é meu” matou Copenhagen e deflorou a sua conferência. A COP15 não poderia florescer aonde a propriedade é mais forte do que o homem, mais importante do que a vida.

Os líderes de cada país não estavam negociando a vida e a sobrevivência de seus povos, barganhavam os lucros dos seus capitalistas. A exceção era minoria. Por isso que Copenhagen morreu.

A vantagem dessa tragédia na COP15 é que a humanidade está descobrindo que os poderosos não vão salvar o planeta que eles estão matando.

A salvação está no meio do povo, de suas organizações, a partir de atos coletivos e protegidos pela voz popular, em cada aldeia da Terra, em cada país, em cada grandioso ou pequenino lugar.

3 comentários:

Panthio disse...

Camarada quero te parabenizar pelo novo Blog, ta show, e tbm concordar com vc que a conferência sobre o clima foi jogada pro ar assim como as emissões lançadas pela a nação mais poluente que é os Estados Unidos, mas o Brasil deu seu recado e fez sua parte.

Senildo Melo disse...

Vc sempre foi um leitor antenado com os mais diferentes assuntos publicados pela mídia eletrônica. Agora será ainda mais. Parabéns pela idéia de criar o blog "Ecos Socialistas". Já está devidamente linkado!

Senildo Melo disse...

Vc sempre foi um leitor antenado com os mais diferentes assuntos publicados pela mídia eletrônica. Agora será ainda mais. Parabéns pela idéia de criar o blog "Ecos Socialistas". Já está devidamente linkado!